A importância da atividade física na terceira idade

Você sabia que uma das maiores capacidades físicas que perdemos com o envelhecimento é a capacidade de gerar força em alta velocidade?

Força é uma habilidade que utilizamos no dia a dia, quando carregamos um objeto ou uma criança no colo, arrastamos um móvel, subimos uma escada ou para levantarmos do sofá. Com o passar dos anos, e com o estilo da vida moderna, cada vez mais precisamos nos exercitar, e praticar uma atividade física não é uma opção para a maioria das pessoas.

O estímulo neural, muscular e articular passa a ser fundamental e muitos optam por fazer uma atividade física direcionada ou acabam precisando fazer fisioterapia. Quanto mais trabalhamos em cima de uma mentalidade preventiva, melhor serão os resultados e os benefícios.

Estes são alguns estímulos que devemos trabalhar para perder menos força com o passar dos anos:

– Alterações da força em função da idade
– Manutenção
– Declínio
– Músculos utilizados em atividades diárias e raramente
– Força isométrica e dinâmica
– Contrações excêntricas e concêntricas
– Contrações em baixa e alta velocidade
– Força utilizando pequenos e grandes ângulos de amplitude articular

Vale ressaltar o quão maior é a perda da força nas mulheres. Portanto, realizar exercícios com cargas é uma necessidade independentemente da idade.

O trabalho de força com velocidade desenvolve o ganho de potência, garantindo uma resposta rápida a situações como atravessar uma rua quando o farol está fechando ou ter um bom reflexo em um momento de queda.

A Mormaii Fitness tem como objetivo ensinar o aluno a trabalhar com força e com velocidade de uma forma correta dentro das aulas, estimulando o corpo e a mente para um trabalho preventivo e para melhoria da saúde e da qualidade de vida.

Renata Gailey, Treinadora Master Mormaii Fitness

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