Exercício da semana: Salto lateral no TRX

Salto lateral no TRX

Sem pesos ou máquinas, só o peso do seu corpo. Esse é o treino suspenso mais conhecido nas academias e studios por TRX. Com as fitas de suspensão, é possível praticar centenas de exercícios que queimam, fortalecem e tonificam, independente do nível físico da pessoa. Além disso, os movimentos pedem concentração e muito controle corporal. A seguir, confira o exercício no TRX que nossa treinadora master Alessandra Gailey preparou esta semana.

– EXERCÍCIO: Salto lateral no TRX

Saltar é um padrão de movimento que trabalha um grande número de músculos e receptores articulares para acelerar e desacelerar o movimento. Para saltar é necessário uma técnica que distribua as cargas nas articulações do tornozelo, joelho e quadril de forma equilibrada evitando sobrecarregá-las, além de amortecer o impacto no solo. Devemos saltar em diferentes direções para estimular novos padrões neurais.

– Método para todos

Como no caso do TRX, qualquer pessoa pode praticar exercícios que possuem a metodologia integrada de treino Mormaii. As restrições são em relação ao nível de atenção que cada um precisa. Outros casos que há impedimento são de pessoas com muitas restrições de movimento, lesões crônicas com dores na coluna ou recomendação médica para uma prática específica de exercícios. E mesmo nestes casos, é possível praticar o treinamento integrado personalizado e não em grupo.

– Vantagens para esportistas

No caso dos esportistas é necessária a realização de um treinamento específico que favoreça o melhor desempenho para o esporte que ele ou ela pratique. Além disso, é importante também que se faça um trabalho global para manter o corpo equilibrado, pois esse é o maior benefício que o atleta tem no treinamento integrado.

Outro detalhe importante é a necessidade de realizar um trabalho compensatório da modalidade trabalhada. Um exemplo disso é o caso dos atletas de corrida, que normalmente tem encurtamento em algumas musculaturas e fraqueza em outras devido ao movimento repetitivo da corrida. Neste caso é necessário alongar e fortalecer para equilibrar as articulações e evitar as lesões típicas de cada esporte.

– Aula experimental

Quer conhecer na prática a metodologia de treino integrado?
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Importante: para fazer treinamentos de qualquer tipo ou qualquer esporte consulte um profissional de Educação Física.

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