Importância e riscos do aumento da frequência cardíaca nos treinos

O controle da frequência cardíaca (FC) nos treinos aeróbios é um dos principais indicadores utilizado para medir a intensidade do treinamento. A facilidade com que se pode controlar esse indicador faz dele um dos grandes aliados para se preparar para uma prova de corrida, obter ganho de condicionamento ou mesmo para um treinamento visando alto gasto energético.

A indicação de qual deve ser a frequência cardíaca no treinamento pode ser feita por um profissional qualificado através de alguns testes simples como o Teste de corrida de 3 km com o controle da FC ou através de teste mais sofisticados como o Teste Ergométrico ou o Teste Ergoespirométrico.

Qualquer uma dessas formas tem como objetivo determinar qual a FC que devemos manter para gerar uma intensidade “x” no nosso treino, em que momentos devemos trabalhar com a FC mais elevada ou quase máxima em estímulos intervalados, ou manter ela mais baixa e constante em estímulos contínuos.

Se não tivermos ferramentas como essas podemos prescrever a FC através de formulas padrões que apesar de terem um desvio padrão nos indicam uma faixa de trabalho segura.

No Treinamento Integrado da Mormaii temos alguns momentos da aula que utilizamos diferentes estratégias para elevar a FC, sempre visando o aumento da intensidade do treinamento e a melhora da capacidade cardiorrespiratória.

Essa elevação da FC durante o treinamento é normal e precisa ocorrer para melhora do desempenho. Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados para submeter seu corpo a esses tipos de estímulo: ter certeza de que já foram feitos exames cardiológicos e de que seu sistema está preparado para esse estímulo em segurança; e ter o acompanhamento de um profissional qualificado para prescrever a intensidade e o tempo de recuperação para cada estímulo são dois exemplos. Se esses cuidados estiverem sendo tomados o aumento da FC não gera nenhum risco para sua saúde, ele é algo normal e que nosso corpo foi preparado para receber.

Uma das formas de controlar o aumento da FC em segurança é controlar sempre através de um frequencímetro durante o treino, não só para analisar o quanto sua FC está elevando nos momentos de pico, mas também analisar a recuperação da FC nos segundos após o estímulo no momento de recuperação, um dos grandes indicadores de condicionamento e desempenho cardiorrespiratório.

Sempre buscamos o trabalho com intensidade no Treinamento Integrado Mormaii Fitness. É a melhor forma de se obter resultados expressivos. Treine com intensidade, mas sempre com segurança!

Alessandra Gailey
Treinadora Master do Método Integrado Mormaii Fitness

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