O seu programa de treinamento trabalha com todos os movimentos funcionais que as suas articulações precisam para se manter saudável?

Método Integrado Mormaii

Um programa completo desenvolve os movimentos de forma tridimensional, trabalhando as articulações em todos os ângulos e planos de movimento.

O nosso corpo é feito de diferentes tipos de articulações, algumas possuem maior possibilidade de movimento e outras menor. Um exemplo é a articulação do joelho que só realiza flexão e extensão no plano sagital, enquanto a articulação escapula umeral (que é a articulação do nosso corpo com o maior número de movimentos) opera em diferentes planos.

Para controlar o movimento articular temos um conjunto de músculos que envolvem cada articulação, e são os músculos que geram o movimento de forma organizada, trabalhando como um time quando estão sincronizados e equilibrados. Para isso, é necessário que o estímulo seja adequado em relação ao posicionamento articular e ao controle neural que integra o estímulo do cérebro para o sistema motor.

Cada articulação precisa ser estimulada nos 3 planos de movimento: sagital, frontal e transversal. Vamos então imaginar que cada plano de movimento é como um vetor de força em uma direção. Logo, a mesma articulação precisa de um vetor de força que vem de frente, de trás, de cima, de lado ou de baixo.

As possibilidades de movimento que seu corpo é capaz de fazer

Agora que você já sabe que o seu corpo precisa de um treino que trabalhe a mesma articulação de diferentes formas, o seu programa de treinamento é completo pensando nas possibilidades de movimento que o seu corpo pode fazer? Para isso fazer sentido, é necessário que você saiba porquê o seu corpo precisa disso.

Você sabia que o movimento é o que traz nutrição para o seu corpo? Uma articulação que se move pouco ou não se move vai atrofiando e tendo dificuldade de se movimentar ao passar dos anos. Imagina quando você ficar mais velho e não conseguir mais realizar um determinado movimento? Além disso, quando o nosso corpo perde o movimento funcional, ele começa a gerar desequilíbrios e compensações causando dores, lesões e disfunções articulares. Você não quer passar por isso, certo?

Segue um exemplo de como podemos tornar um exercício simples como uma flexão de braço que normalmente só trabalha no plano sagital, virar um exercício tridimensional estimulando a articulação nos diferentes planos de movimento.

RENATA GAILEY
Co-fundadora do Método Integrado Mormaii

As aulas nos Studios Mormaii Fitness permitem que você leve diferentes estímulos para o seu corpo otimizando o seu tempo, pois só precisa fazer uma atividade e treinar em um só local. Por que você ainda não começou?

Descubra o Studio Mormaii mais próximo de você clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *