Saúde e bem-estar: o setor de franquias que mais cresceu em 2017

Segundo a Pesquisa de Desempenho realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de franquias obteve crescimento de 8% em relação ao ano anterior. Em número, isso significa um salto de 151 bilhões para 163 bilhões de reais.

“Os princípios básicos do sistema de franquias foram colocados à prova nesses três anos de recessão econômica. Foco em gestão, treinamento e em inovação refletiram em bons resultados para o franchising como um todo. O ano de 2017 foi de recuperação do setor, mesmo que lenta e gradativa, e a tendência é que o franchising, dinâmico e estruturado como é, cresça mais em 2018, dado o reaquecimento da economia brasileira”. Altino Cristofoletti Junior, presidente da ABF, também associa a performance positiva das redes aos fundamentos do próprio franchising.

Outro fator importante para o desempenho do setor foi a inovação, refletida em novos produtos, serviços, formatos de negócio e pontos comerciais. Esse movimento foi inclusive confirmado pela inédita Pesquisa de Inovação nas Franquias Brasileiras.

O estudo indicou que do total de empresas franqueadoras pesquisadas, 91,8% introduziram algum novo produto ou serviço entre 2014 e 2016. Dentre as empresas que se mantiveram inovadoras, 37,4% realizaram mudanças significativas em seus modelos de negócios no Brasil e 6,9% delas no exterior.

Saúde, beleza e bem-estar encabeçam a lista de crescimento e faturamento em 2017. O aumento da longevidade da população, a crescente preocupação com saúde e bem-estar, e o aquecimento do mercado de clínicas populares, que receberam vários egressos de planos de saúde, são alguns dos principais fatores que explicam a alta do segmento.

// Saiba como transformar seu espaço em um Studio Integrado Mormaii Fitness e fazer parte do nosso time de franqueados aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *